Mais de 2.500 pessoas participaram das atividades realizadas pelas entidades engajadas no Movimento Limeira sem Drogas durante a campanha Junho Laranja. Foram palestras, exibição de filmes, exposições, pedalada e caminhada, parada educativa, rodas de conversa, programas de rádio e TV e diplomação de atuação na política sobre drogas, ações distribuídas por toda a cidade de Limeira.
A campanha “Junho Laranja” foi instituída no Calendário Oficial de Eventos do Município por meio da Lei 6.028/2018, de autoria da vereadora Dra. Mayra Costa (Cidadania), e faz parte das ações do Movimento Limeira Sem Drogas. É realizada anualmente pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, e conta com o apoio e colaboração de diversas entidades.
Na Câmara
A Câmara realizou, por meio da Escola Legislativa, a exposição “Movimento Limeira sem Drogas – Onde buscar ajuda?”, com o objetivo de divulgar as entidades de apoio a dependentes químicos e familiares e também a exibição do filme “Coach Carter - Treino para a Vida”, para falar de superação. A homenagem a pessoas e entidades que atuaram na prevenção e na política sobre drogas marcou o fim das atividades da campanha com a entrega do Diploma de Atuação na Política sobre Drogas para 20 personalidades no dia 26 de junho.
Na Prefeitura
A Prefeitura de Limeira também participou das ações. No Centro Pop um café da manhã foi oferecido para pessoas em situação de rua, que receberam orientações e informações sobre dependência química, o Ambulatório de Saúde Mental promoveu ações de orientação aos usuários sobre o Junho Laranja, a Policlínica promoveu uma manhã de divulgação e apoio à campanha junto aos usuários e a Casa de Convivência realizou ação de conscientização dos usuários, com a participação da chefe do Setor de Prevenção às Drogas Sônia Regina Malta. Também teve palestra na Comunidade São João Evangelista, promovida pela UBS Novo Horizonte em parceria com a Pastoral da Criança e a Pastoral da Saúde da Comunidade São João Evangelista, ministrada pela psicóloga Debora Araújo.
Ações
A polícia Militar realizou palestras e formaturas para os alunos que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em três escolas, uma exposição das atividades de prevenção às drogas e também fez parada educativa com distribuição de folhetos e orientação a motoristas.
A União Sindical dos Trabalhadores de Limeira lançou a campanha “USTL Contra as Drogas” e também palestra na Câmara Municipal com o tema “Consequências da Dependência Química no Ambiente de Trabalho”, a Associação Atitude Limeira realizou o evento Liberdade, Escola e Cidadania, o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) fez uma roda de conversas na Comunidade Valentes de Davi, o Projeto Rola a Bola fez ação de conscientização com crianças, o Centro de Especialização Municipal Autista (Cema) promoveu uma manhã de divulgação e apoio ao Junho Laranja e a Pastoral da Sobriedade fez a Caminhada e Pedalada, com apoio da Leal Bike, no último dia da campanha Junho Laranja.
Palestras
As palestras foram ministradas em vários locais da cidade, o Grupo Amor Exigente falou com pais e alunos sobre violência, desrespeito, agressividade, falta de limites e comportamentos inadequados em uma escola municipal. Dra. Mayra palestrou no Tiro de Guerra 02-020 para soldados para falar sobre drogas e valorização da vida e também no Instituto Cultural Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda, no Centro de Ressocialização de Limeira e no Conselho da Comunidade da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Limeira (CCVEC).
Na Mídia
A Campanha Junho Laranja também aconteceu nas rádios e na TV. Aos sábados, Nair Beck e Edilaine Prado apresentaram o quadro “Dependência Química tem Jeito”, no Programa Viver Mais da Rádio magnificat FM 103,5. Às quartas-feiras, profissionais como Sônia Regina, Solange Dantas, Luiz Francisco e Dra. Mayra falaram sobre dependência química no Programa “A Hora do Trabalhador”, na rádio Educadora AM 1020. E na TV Jornal Dra. Mayra participou do programa “Casa & Cia”, que promoveu esclarecimentos sobre dependência de álcool e outras drogas, divulgou a campanha e o Movimento Limeira sem Drogas.
Movimento Limeira sem Drogas
O Movimento Limeira Sem Drogas é uma campanha permanente criada pela Resolução 644/2016, que institui a Campanha permanente de conscientização e prevenção à dependência de álcool e outras drogas.
Em 2018, entidades e autoridades assinaram o Termo de Adesão ao Movimento Limeira Sem Drogas, se comprometendo a realizar ações para combate e prevenção à dependência química, com o objetivo de ampliar o acesso da população às informações e orientações sobre drogas, tornar conhecidas as redes de recursos existentes na cidade, além de promover integração entre atores sociais e instituições que trabalham com o tema, em atividades de prevenção, tratamento e reinserção social.