Grupos da Terceira Idade participaram da aula inaugural do curso “Inclusão Digital e Uso da Tecnologia para Terceira Idade”, nesta sexta-feira, 29 de março, promovido pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, em parceria com a organização Enactus, da Unicamp e com o CRAS Marilena Pinto Ramalho, do Ceprosom. As aulas do projeto NETA (Nunca é tarde para aprender) serão ministradas todas às sextas-feiras, das 8h30 às 12h.
A proposta do curso, realizado no Plenário da Câmara, além de aproximá-los do Legislativo, é ensinar aos idosos a usarem o aparelho celular e entenderem a funcionalidade de suas atribuições, além do uso de aplicativos. No primeiro encontro eles participaram de uma dinâmica interativa e conheceram os botões dos aparelhos, a câmera, o volume e fones de ouvido, as diferenças entre os sistemas operacionais e a maneira correta de ligar e desligar o celular.
Ligação, configuração, área de trabalho, comando de voz, playstore, redes sociais, aplicativos e web navegação no Google fazem parte do cronograma programado para as próximas aulas. A primeira aula foi ministrada para 33 idosos de 13 grupos da Terceira Idade, e tem outras dez já agendadas. O término está programado para o dia 14 de junho, data que será realizada a última aula e formatura dos alunos.
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar alunos a melhorar o mundo por meio da Ação Empreendedora. Através de uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, fornecem uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam a capacidade e talento das pessoas em foco.
A monitoria do curso contará neste semestre com o auxílio das ex-alunas Maria Aparecida Basso e Maria do Carmo Moraes Nazaré, que se formaram no ano passado e agora compartilharão seus conhecimentos com os novos aprendizes.