A Oficina Integração e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política, aconteceu nessa sexta-feira, dia 7 de junho, no Plenário da Câmara Municipal. O evento foi promovido pela Escola legislativa Paulo Freire, em atendimento à Resolução 701/2017, que institui a Semana de Integração, Conscientização e Incentivo aos Jovens e Adolescentes na Política, de autoria da vereadora Carolina Pontes (PSDB).
Participaram alunos dos Grêmios Estudantis, professores, coordenadores das escolas públicas e particulares de Limeira e também vereadores juniores da atual gestão. Esteve presente também a vereadora Carolina Pontes que comentou sobre a importância de atividades com esse fim. “Quando eu busquei trazer um projeto como fomento à educação política, eu pensava realmente em um dia que os jovens pudessem ter o contato com a Câmara Municipal, de estar na Câmara e ter o contato com outros jovens que também tem interesse na política”, disse.
“Nós precisamos exercitar a educação política porque quando exercitamos essa educação, nós exercitamos a cidadania, essas ideias são para trazer o povo para perto, seja para criticar ou para cobrar, a Câmara é a casa do povo”, finalizou a vereadora.
A oficina foi ministrada pelos alunos da empresa júnior Eixo Público da Unicamp, na qual explicaram aos jovens como funcionam as esferas de poderes públicos, como o Executivo, o Judiciário e o Legislativo, tanto em nível municipal como estadual e federal. Além de mostrar como funcionam de maneira geral a cobrança de impostos e para onde são destinados, foi explicado também qual o tipo de serviço que cada esfera deve oferecer à população.
Foram realizadas dinâmicas nas quais os presentes se dividiram em cinco grupos e cada grupo deveria escolher alguém para representar o prefeito e o restante dos integrantes representariam os vereadores. Foi dado a eles uma verba fictícia de R$ 100 para gerir as pastas de Saúde, Educação, Cultura e Lazer, Segurança, Esporte, Meio Ambiente, Transporte, Saneamento Básico e Infraestrutura.
O grupo deveria escolher quais seriam as prioridades da administração e deveriam lidar com problemas e imprevistos no governo para entender o funcionamento dos poderes nas esferas municipais e entender a importância do planejamento da gestão.
Na segunda parte da oficina, os jovens tiveram acesso a informações sobre a história do voto no Brasil, participação da mulher na política, surgimento dos partidos, políticas públicas e as diversas formas de participação da sociedade política.