A Câmara Municipal de Limeira realizou, na manhã desta terça-feira, 4 de junho, o 1º Seminário Limeirense de Gestão Documental e Acesso à Informação, em parceria com a Prefeitura. O evento integra as atividades da Semana Nacional de Arquivos e tem o objetivo de disseminar a importância da gestão documental, do acesso à informação, da relevância dos Arquivos Públicos e Museus, bem como a preservação da Memória.
O presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC), presidiu a mesa diretora do Seminário, com a presença do vice-prefeito Dr. Júlio Cesar Pereira, do secretário de Cultura, José Farid Zaine, e do secretário de Administração, Luiz Alberto Battistella. Também estiveram presentes o vereador Jorge de Freitas (Patri), primeiro-secretário da Câmara; o secretário de Comunicação, Antonio Peres; e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damasceno.
No evento, foram abordados temas como a importância da transparência no município, a implantação de protocolos e rotinas e a importância da gestão integrada na construção do conhecimento, além das experiências da Câmara e da Prefeitura.
“O evento de hoje, com massiva participação das cidades circunvizinhas, comprova que há grande interesse e engajamento dos profissionais de arquivos, centros de documentação e museus de nossa região em levar adiante esta causa tão legítima. O Legislativo continuará se empenhando fortemente em salvaguardar a tão rica história do povo limeirense”, considerou Giane Boscolo, chefe do Departamento de Registro, Arquivo e Documentos da Câmara e uma das palestrantes do Seminário
Participantes de 12 cidades da região acompanharam o evento promovido pela Câmara, por meio do Memorial do Legislativo e da Escola Legislativa Paulo Freire, pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Administração e de Cultura, e com apoio do Centro de Memória da UNICAMP (CMU).
A Semana
A Semana Nacional de Arquivos é organizada pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa, sendo uma iniciativa prevista no Plano Setorial de Arquivos, com vigência de 2017-2027, elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.
Trata-se de uma temporada de eventos em que arquivos e instituições planejam ações especiais em todo o país, tendo como principal objetivo integrar a sociedade, promovendo o sentimento de pertencimento, por meio do contato com o “fazer” arquivístico, demarcando os arquivos como espaços para o pleno exercício da cidadania.