Nesta sexta-feira, 10 de maio, a Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, realizou a abertura do 6º Concurso de Redação Vinicius de Moraes, no Plenário Vereador Vitorio Bortolan. Na ocasião, a psicóloga clínica da Secretária de Saúde, Solange Dantas Ferrari, ministrou uma palestra sobre violência escolar, que será o tema das redações deste ano.
Durante a palestra, Solange falou sobre os tipos de violência que ocorrem no âmbito escolar. Entre eles, a palestrante destacou as violências física e verbal, além de ressaltar a violência simbólica, cujas características se encontram em ações repetitivas que desrespeitam, envergonham e humilham alguém. Para a psicóloga, quando uma situação desconcertante acontece apenas uma vez, esta circunstância pode ser entendida como uma brincadeira. No entanto, quando a “brincadeira” acontece constantemente, ignorando o desconforto de quem está sendo atingido, trata-se de uma prática conhecida como bullying.
Ainda segundo a palestrante, em muitos casos, os estudantes são vítimas de violência por questões de gênero, raça e religião. Para resolver esse problema, Solange propôs uma política de união entre a instituição de ensino e os pais de cada estudante, a fim de que haja mais comunicação entre as partes envolvidas na formação dos alunos. Assim, de acordo com ela, os responsáveis pela criação das pessoas que integram o corpo discente da instituição terão a oportunidade de participar das decisões da diretoria, compartilhando ideias de projetos em prol da população em idade escolar.
No final da exposição, Solange discorreu sobre a situação de jovens que lidam com a depressão. De acordo com ela, alguns quadros patológicos são agravados na casa do próprio paciente, devido ao afastamento emocional de pais que se ocupam demais ou simplesmente não se preocupam em passar um tempo de qualidade com os seus filhos. Além disso, a palestrante falou sobre o suicídio e a automutilação e ressaltou que muitas pessoas lidam com estes problemas.
O concurso
O Concurso de Redação Vinícius de Moraes foi instituído pela Resolução 581/2014. Podem se inscrever no concurso, de 13 de maio a 30 de agosto, alunos regularmente matriculados na rede pública e particular do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e de cursos pré-vestibular.
Os participantes devem submeter texto dissertativo com no mínimo 30 linhas e no máximo 50. Entre os itens que serão analisados na avaliação, estão: correção gramatical, objetividade, originalidade e ortografia. O regulamento já está disponível no site www.limeira.sp.leg.br/concursoredacao2019/. As folhas oficiais das redações, bem como as fichas de inscrição devem ser solicitadas à Escola Legislativa Paulo Freire.
Os autores das redações vencedoras de cada uma das cinco categorias receberão o certificado no dia 18 de outubro, em Solenidade de Premiação no Plenário da Câmara Municipal de Limeira, às 19h.