Nessa sexta-feira, 26 de abril, a Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire realizou um ciclo de palestras sobre qualidade de vida destinada à terceira idade. O evento faz parte do Programa Amigo do Idoso, instituído pela Resolução 629/2015.
Autor da resolução, o vice-prefeito Dr. Júlio César Pereira abriu o evento e discursou sobre o processo de envelhecimento dos cidadãos e seu objetivo com a propositura. Segundo ele, a alteração diária das células e dos órgãos é um processo natural, muitas vezes acompanhado por osteoporose, pressão alta e diabetes, e, para melhorar a vida daqueles que chegam à terceira idade, eventos que levem conhecimentos e orientações são importantes.
A primeira palestra tratou sobre alimentação saudável e foi ministrada pela nutricionista Renata Cogni, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). “Para estarmos aqui, andarmos ou fazermos outras atividades diárias, precisamos de energia, essa que só conseguimos com os alimentos. Também precisamos de alimentos para mantermos o bom funcionamento do corpo”, explicou a oradora.
Segundo ela, é importante que se pense na qualidade e na quantidade dos alimentos; comer a cada três horas, optar por alimentos saudáveis na hora da compra do mercado e diversificar os alimentos consumidos. “Se soubermos trabalhar com essas duas coisas evitaremos a obesidade e desnutrição”, relatou.
Renata ainda deu dicas de como conservar alimentos a partir do congelamento, sem perder os nutrientes. Também explicou as atribuições e quantidade correta a ser ingerida por semana de cada grupo de alimentos, carboidrato, proteína, lipídio, minerais e vitaminas.
Ministrada pela fisioterapeuta e professora Patrícia Greve Fernandes, formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a segunda palestra do ciclo tratou da prevenção de doenças e promoção de saúde a partir da prática de atividades físicas.
Para Patrícia, o objetivo de sua palestra é incentivar os idosos a serem ativos, pois a prática de atividade física, acompanhada de alimentação saudável e saúde mental, pode garantir vitalidade aos dias. “Nós queremos muitos anos de vida, mas também queremos muita vida nesses anos”, declarou.
Patrícia apresentou os benefícios da atividade física, como aumento da autoestima, alívio do estresse, melhoria da força muscular, resistência à insulina e mobilidade articular. “Para os idosos a prática diminui a ocorrência de doenças, reduz os riscos de queda, mantem níveis adequados de aptidão física (velocidade, força, flexibilidade, potência, coordenação) e aumenta a resistência”, explicou a oradora.
A terceira e última palestra foi ministrada pela psicóloga e professora Daniele Mometti Braz, formada pela Universidade Paulista (Unip), que tratou sobre saúde mental na terceira idade. Para a palestrante, é importante que todas as fases da vida sejam curtidas ao máximo, especialmente a terceira idade. “É o momento em que temos mais tempo para participar de tudo que quisermos”, destacou.
Com a recomendação, Daniele apontou os transtornos psicológicos como um dos problemas que afligem a terceira idade. Segundo ela, um terço da população idosa sofre de doenças deste gênero.
“Nessa época muito se confunde, costumam tratar a depressão do idoso como reflexo da idade, como mero desânimo”, ponderou Daniele.
Durante a palestra, Daniele citou alguns dos sintomas de transtornos depressivos, como cansaço, angústia, fraqueza, baixa autoestima, isolamento, pensamentos pessimistas, dificuldade de concentração e insônia. Para ela é importante que os idosos trabalhem com suas mentes para bons desfechos de vida. “Nós sentimos e somos aquilo que pensamos”, enfatizou.
Danielle encerrou o ciclo de palestras incentivando aos idosos que se preparem para a aposentadoria e perda de entes queridos, de forma que mesmo que lhes sobrem muito tempo livre ou sintam-se entristecidos, saibam lidar com as emoções diárias.