A Câmara Municipal de Limeira realizou, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, em parceria com o Senac, a aula inaugural do projeto Conhecendo a Câmara, nesta sexta-feira, 29 de março. A aula aconteceu no auditório do Senac, que foi contratado pela Câmara para ministrar aulas sobre política, especificamente sobre o papel do Legislativo municipal, em todas as escolas estaduais e municipais. Na aula inaugural, estavam presentes alunos do 8º ano e coordenadores pedagógicos de algumas escolas estaduais.
No início da aula, o professor Giovane Luiz Moraes relembrou os resultados alcançados com o projeto em 2018. De acordo com ele, a dinâmica das aulas conseguiu despertar o interesse pela educação política de vários estudantes, os quais não acompanhavam o desenvolvimento político da cidade anteriormente. Durante a sua apresentação, Moraes abordou aspectos referentes à relação entre o Legislativo e as instituições públicas de ensino, usando, como exemplo, a escolha das merendas ofertadas para os estudantes, que são temas de discussões na Câmara.
Moraes também falou sobre diversas funções atribuídas aos vereadores, como ouvir as demandas do povo, fiscalizar a Prefeitura, discutir e aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA), a qual define as metas orçamentárias do munícipio, e propor leis que beneficiem a cidade. Acerca da LOA, o professor destacou que os parlamentares podem escolher determinadas áreas nas quais será aplicada uma parte dos recursos públicos. Já em relação às propostas apresentadas pelos vereadores na Casa, o palestrante explicou como se dá a tramitação de projetos, desde o início da sua elaboração até o momento em que é aprovado e encaminhado para o prefeito.
Segundo Moraes, as aulas têm o intuito de despertar o interesse político dos alunos e chamar a atenção para os trabalhos desenvolvidos pela Câmara. “A Câmara tem o papel de fazer Limeira funcionar melhor para todas as pessoas, independentemente da idade e do sexo”, afirmou. Como explicou o professor, os vereadores estão sempre trabalhando para melhorar o bem-estar social.
O projeto acontecerá ao longo do ano de 2019 em diversas escolas da rede pública, mediante agendamento. Ao contrário da aula inaugural, as explanações realizadas em sala de aula serão feitas com o apoio de recursos teatrais, possibilitando uma maior interação entre os palestrantes e os alunos. Além disso, segundo Moraes, os conteúdos abordados em cada instituição serão mais aprofundados e contarão com trabalhos em grupo sobre políticas públicas, aumentando, assim, a dinâmica das aulas.
Além de alunos do 8º ano da rede pública estadual, o projeto tem como público alvo os alunos do 3º ano da rede pública municipal.