A Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire e da Rede Elza Tank, deu início nessa segunda-feira, 26 de novembro, à exposição “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, no Espaço Vereador Nilton Ferrari. A mostra é aberta ao público das 8h às 18h e tem como objetivo a disseminação de conteúdo sobre o tema com cartazes feitos por adolescentes atendidos nos centros comunitários da cidade.
A atividade faz parte da campanha instituída pela Resolução Nº 599 de 2015, de autoria da vereadora Erika Tank (PR). O foco é desenvolver ações que falem sobre a violência contra a mulher entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro de cada ano. A comissão organizadora dos 16 dias de ativismo é formada por todas as vereadoras da Câmara: Carolina Pontes (PSDB), Constância Félix (PDT), Erika Tank, Lu Bogo (PR) e Mayra Costa (PPS).
De acordo com Wagner Fernandes, do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), a comissão organizadora da campanha procurou o órgão para pedir que os adolescentes cadastrados nos centros comunitários fizessem trabalhos socioeducativos sobre a violência contra a mulher. Para ele, uma das propostas da iniciativa é orientar os jovens sobre os problemas enfrentados pelas mulheres.
Na abertura da exposição, Erika Tank falou que a mostra faz parte de uma campanha em referência ao movimento mundial de combate à violência e afirmou que as mulheres devem denunciar. “É preciso ter a coragem de denunciar, vencer a ideia da vergonha de que aquele que prometeu amá-la é capaz de fazer isso”, afirmou. A vereadora pediu o apoio de todos os parlamentares à causa.