Nesta quinta-feira, 1 de novembro, a Câmara Municipal de Limeira recebeu uma turma de quinto ano da Escola Ceief Arlindo de Salvo. A visita faz parte do projeto Câmara Escola, que é realizado pela Escola Legislativa Paulo Freire com apoio do Núcleo de Cerimonial.
A atividade foi composta por vídeos de introdução sobre o papel dos vereadores na Câmara Municipal, procedimentos para criação de uma lei e funções das comissões. Além dos vídeos, os alunos assistiram a uma palestra do vereador Toninho Franco (PR), idealizador do projeto, que falou sobre as atribuições dos vereadores e a utilidade dos vereadores juniores.
Durante a palestra, o propositor lembrou que os alunos podem colaborar com o município desde cedo. “Vocês devem encaminhar ao vereador júnior da sua escola o que precisa ser feito, pois ele vai discutir com os demais vereadores júniores e levar para o seu vereador padrinho, que pode protocolar a lei e levar para votação”, explicou.
Toninho pediu para as crianças avisarem aos pais que eles podem procurar os vereadores para tirar dúvidas sobre o funcionamento da Casa Legislativa. “A Câmara Municipal é a casa do povo, por isso, tudo o que a população quiser saber sobre a Casa pode ser questionado pessoalmente”, afirmou. “Os vereadores têm que atender o povo”.
Antes de encerrar a fala, o parlamentar ressaltou a importância de os munícipes participaram da sessão ordinária para acompanharem o que os vereadores estão fazendo pela cidade, pois os projetos de lei são discutidos e votados na sessão.
Após a palestra, os alunos foram recebidos na reunião da Comissão de Educação e Cultura, onde ouviram uma explanação do vereador Wagner Barbosa (PSB) sobre a importância do interesse infantil pela política. “Vocês precisam se interessar em aprender mais sobre política, pois no futuro vocês irão nos substituir”, declarou. Além da comissão, os alunos visitaram os departamentos da Câmara e ouviram explicações sobre a atividade realizada em cada setor.
Segundo Toninho, as crianças devem aprender que a política é essencial. “É através da política que nós temos saúde e educação, por isso, precisamos aprender a escolher bem os nossos representantes desde cedo”, alertou.