Cerca de 40 alunos da CEIEF Maria Paulina Rodrigues Provinciatto participaram da sessão do Cine Câmara nesta segunda-feira, 22 de outubro, promovida por meio da Escola Legislativa Paulo Freire. Em cartaz, o filme Rango serviu para abordagem da importância da preservação da água. As exibições realizadas em parceria com o Cine Vagalume, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, contam com debates que têm a formação cidadã como foco.
A convite da Escola Legislativa, antes do filme, o diretor de Educação Ambiental, Augusto Schiavetto, fez uma bate-papo com os alunos, e falou da importância da atitude responsável no consumo de água para manutenção das fontes de abastecimento de Limeira. Ele citou que o Ribeirão Tatu é a principal bacia hidrográfica que atende à demanda da população limeirense, descrevendo ainda como ocorre o processo de tratamento da água.
A professora Silvana Ganun destacou que a atividade, em parceria com a Câmara, serviu para despertar um outro olhar das crianças sobre o filme, que passam a se conscientizar sobre o problema narrado na película. “É um trabalho de sensibilização sobre um tema que é debatido em sala de aula”. O filme mostra o personagem Rango saindo pelo deserto em busca de água e se depara com problemas como desperdício de água e as graves consequências da escassez.
A sessão do Cine Câmara é aberta ao público e exibe filmes gratuitamente. É papel da Escola Legislativa da Câmara desenvolver ações educativas, como ciclos de filmes e debates, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e uma maior aproximação entre sociedade civil e Legislativo.