O Projeto de Resolução N°15/2024 da vereadora Mariana Calsa (MDB), que institui no âmbito da Câmara Municipal o Prêmio Literário Infantojuvenil Pedro Bandeira, foi aprovado durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 4 de novembro.
O prêmio tem o objetivo de valorizar a literatura e incentivar a leitura e o acesso a bibliotecas e livrarias. Destinado a crianças dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino, a proposta busca estimular a criatividade e a expressão por meio da escrita.
O projeto
A primeira edição do prêmio aconteceu neste ano por iniciativa da Biblioteca Pedagógica Municipal, a resolução criada visa fortalecer o programa junto à Câmara Municipal.
As escolas que participarem da ação, terão de realizar uma série de desafios literários propostos pela comissão de organização. Os alunos participantes serão reconhecidos com a entrega de um diploma da Câmara Municipal.
“Além de valorizar a literatura em sua totalidade, o Prêmio "Pedro Bandeira" tem o objetivo de formar cidadãos críticos e participativos, incentivando a leitura crítica e a interpretação, essenciais para o pleno exercício da cidadania. A iniciativa também busca reconhecer e premiar o esforço, a dedicação e a excelência acadêmica dos alunos, proporcionando-lhes um estímulo adicional para o aprimoramento de suas habilidades literárias”, destacou a vereadora.