Logo Escola LEgislativa

Rua Pedro Zaccaria, 70 - CEP:13484-350
Horário de funcionamento: das 8h as 18h
Fone/FAX: 0800-7747509
       

Câmara promove palestra de conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista

Evento desta terça-feira dá início às atividades realizadas durante o Abril Azul
Data de puiblicação: 03/04/2024
Imagem ilustrativa da notícia

A Câmara Municipal realizou nesta terça-feira, 2 de abril, a palestra “Atualizações em Autismo: perspectivas para intervenções na era das evidências”, com o objetivo de buscar a sensibilização e a inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Organizada pelo Setor de Garantias do Direito da Pessoa com Deficiência e pelo Núcleo de Capacitação e Humanização da Secretaria de Saúde, a atividade tem parceria da Escola Legislativa Paulo Freire.  

Ministrada pela psicóloga especialista em autismo Maria Elisa Granchi Fonseca, a palestra marca a abertura das atividades realizadas durante a campanha Abril Azul. Os tópicos abordados trouxeram aos presentes conhecimento a respeito do cenário do autismo no século 21 e o impacto nos âmbitos sociais, assim como as variações do repertório comportamental do transtorno em homens e mulheres. As preocupações com as falhas metodológicas do desenvolvimento de pessoas com TEA também foram apresentadas, além da importância do trabalho dos profissionais que exercem papel multidisciplinar durante o tratamento dos pacientes. 

O evento contou com a presença da vereadora Mariana Calsa (MDB), o vereador Jorge de Freiras (PRD) da presidente do Ceprosom Maria Aucélia Damaceno, da encarregada do Centro de Especialização Municipal do Autista (CEMA), Rachel dos Santos, de Douglas Robinho, do setor de Garantias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Benedita Faustino, do Núcleo de Capacitação e Humanização da Secretaria da Saúde.

A palestra foi transmitida pelos canais de comunicação oficiais da Câmara e pode ser assistida por meio deste link.

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

O dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 como o Dia Mundial de Conscientização sobre o autismo, com a finalidade de levar informação a respeito do TEA à sociedade, a fim de reduzir estigmas  que cercam o transtorno e as pessoas com deficiência.

 


Sobre a Escola Legislativa
Cursos
Cine Câmara
Eventos
Credenciamento

Agenda de Eventos


Abril de 2024
D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        

02 - 2 de Abril- Dia Mundial de Conscientização do Autismo

19 - Cordão de Girassol: Como identificar pessoas com Deficiência Oculta