Logo Escola LEgislativa

Rua Pedro Zaccaria, 70 - CEP:13484-350
Horário de funcionamento: das 8h as 18h
Fone/FAX: 0800-7747509

Segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores Juniores foi realizada nesta sexta-feira

A plenária foi transmitida pelos canais de comunicação do Legislativo
Data de puiblicação: 22/03/2024
Imagem ilustrativa da notícia

Nesta sexta-feira, 22 de março, os vereadores juniores realizaram a primeira sessão ordinária desta legislatura no Plenário Vereador Vitorio Bortolan, da Câmara Municipal de Limeira. Durante a sessão, foram apresentados e discutidos requerimentos, indicações e projetos de leis, dos quais dois foram aprovados. A Escola Legislativa Paulo Freire é responsável pela organização e condução do projeto de educação política na Casa.

Os vereadores Lu Bogo e Mariana Calsa, ambas do PL, Isabelly Carvalho (PT), Ceará (Republicanos) e Jorge de Freitas (PSD) e a ex-vereadora Carolina Pontes estiveram presentes durante a sessão.

Entre os requerimentos apresentados, um é de autoria do vereador júnior Mateus da Silva Neves, apadrinhado pelo vereador Marco Xavier (Progressistas). Ele questiona a Prefeitura sobre a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Aeroporto. “O espaço foi utilizado por uma empresa privada no início de janeiro e as obras estão paradas desde 2022. Uma UPA localizada no Jardim Aeroporto irá desafogar o atendimento do Pronto Atendimento do bairro”.

A vereadora Clara Horn Pedroso, apadrinhada pelo vereador Airton do Vitório Lucato (PL), fez o uso da Tribuna Livre e discorreu sobre a poda de árvores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, da Vila Queiroz. A vereadora comentou que há mais de nove anos que os pedidos de remoção de árvores são ignorados.

A plenária foi transmitida ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo no YoutubeFacebooksite e está disponível no link. A próxima sessão ordinária dos vereadores juniores acontecerá no dia 24 de maio, às 14h30, no Plenário da Câmara Municipal.

Projeto

A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto "Parlamento Jovem".

Fazem parte da Câmara de Vereadores Juniores 21 alunos eleitos representantes das escolas públicas e particulares de Limeira, de 12 a 16 anos, com mandato de um ano. Eles são auxiliados por um vereador padrinho, que supervisiona seus trabalhos e será responsável por submeter as proposituras para tramitar oficialmente no Legislativo.

As sessões ordinárias dos vereadores juniores acontecem bimestralmente e seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares do Legislativo. Nessas sessões, os juniores podem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da sociedade limeirense, relativas à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, por exemplo. As matérias apresentadas pelos juniores nas sessões são lidas, discutidas e votadas.

Sobre a Escola Legislativa
Cine Câmara