O filme “Bicho de Sete Cabeças”, protagonizado pelos atores Othon Bastos e Rodrigo Santoro, interpretando pai e filho, foi exibido nessa terça-feira, 19 de junho, pelo Cine Câmara. Neste mês, o evento promovido pela Escola Legislativa Paulo Freire, em parceira com o Cine Vagalume, contou com o apoio da Comissão de Saúde, representada pela vereadora Dra Mayra Costa (PPS), como parte da Semana de Conscientização e Prevenção ao uso de Drogas.
A trama trouxe aos espectadores um retrato do tratamento do uso de drogas, feito por meio do sistema manicomial brasileiro. Rodrigo Santoro interpreta Neto, um adolescente sadio que é internado em um manicômio pelo pai, que espera afastá-lo das drogas. O filme aborda questões dos abusos feitos pelos hospitais psiquiátricos, as drogas, a relação entre pai e filho e as consequências geradas na estrutura familiar.
Para abrir a sessão, a vice-presidente da Câmara, vereadora Dra. Mayra Costa (PPS), autora da Resolução 664, que instituiu a Semana de Conscientização, falou da importância da atuação integrada de atores sociais, de instituições públicas e privadas, na conscientização e prevenção ao uso de drogas. Dra Mayra convidou todos a conhecerem e participarem da programação da Semana, que na edição deste ano, além da exibição de filme, conta com exposição, sessão solene de entrega de diploma, assinatura do termo de compromisso ao Movimento Limeira Sem Drogas. O evento é foi iniciado no dia 18 e segue até dia 25 de junho.
A psicóloga Josiane Lourenço, especialista em comportamento humano e supervisora do Acolhimento do Ambulatório do Instituto Padre Haroldo, fez considerações sobre o filme e mobilizou um debate sobre o uso de drogas e a dependência química. “O dependente químico não consegue largar sozinho, ele tem uma dependência física, uma dependência emocional e psicológica da substância”, citou a convidada, ressaltando a importância do olhar humanizado ao usuário e família de dependentes químicos.