Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Limeira irá realizar uma Plenária Municipal pelos Direitos das Pessoas Trans, em parceria com a Escola Legislativa Paulo Freire. O evento é aberto ao público e terá início a partir das 19h no Plenário Vereador Vitório Bortolan, com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo no Youtube, Facebook e site.
Com a finalidade de promover educação legislativa, a Plenária será realizada no formato de uma sessão ordinária, sob a condução da vice-presidente da Mesa Diretora, vereadora Isabelly Carvalho (PT), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos. Um total de 20 pessoas trans foram convidadas a ocuparem os assentos destinados aos vereadores na Casa, participando ativamente da Plenária voltada à discussão de projetos, moções e requerimentos destinados para o aprimoramento da comunidade.
A programação terá início de maneira similar a uma sessão legislativa comum, iniciando com a execução dos Hinos Nacional e de Limeira. Em seguida, os trabalhos serão oficialmente abertos com a leitura das proposições. Além disso, a programação inclui a simulação de votação dos projetos e a concessão da Tribuna Livre para instituições convidadas.
Segundo a presidente da Comissão de Direitos Humanos, o evento tem como objetivo dar visibilidade aos temas políticos que envolvem este público, buscando levar conscientização a toda população. A data escolhida para realização da Plenária é o Dia Nacional da Visibilidade Trans, instituído em 29 de janeiro como um marco na história do movimento contra a transfobia e pelos direitos humanos.
Exposição
Também na segunda-feira, no intervalo da sessão, será inaugurada a exposição “Trans Ocupação”, no saguão do Plenário Vereador Vitório Bortolan. A mostra produzida pelos servidores da Câmara permanece aberta ao público para visitação de forma gratuita até o dia 2 de fevereiro, das 8h às 18h.