Uma exposição que retrata a vida dos ribeirinhos foi inaugurada em uma solenidade nesta segunda-feira, 11 de dezembro, no Espaço Cultural Milton Ferrari, da Câmara Municipal de Limeira. A mostra fotográfica “Missão Amazônia: o ser e o existir da população ribeirinha”, retratada pelo jornalista Anderson Junque, tem o apoio da Escola Legislativa Paulo Freire.
A exposição é composta por 23 quadros e retrata o modo de vida da população ribeirinha. As imagens foram captadas no ano passado, nas comunidades ribeirinhas do Rio Negro. “Esse trabalho tem um elemento muito especial. Ele foi feito no Brasil, na Amazônia. O que chama a atenção é perceber o como a população ribeirinha se relaciona com o tempo. A vida, para eles, transcorre de modo mais contemplativo. Eu aprendi muito com esse modo de viver os dias e as horas, de enxergar a vida. É isso que eu busco compartilhar com o meu trabalho”, ressaltou o jornalista.
A abertura da exposição foi realizada no intervalo da sessão ordinária desta segunda-feira, 11 de dezembro, e contou com a presença dos vereadores Everton Ferreira (PSD), presidente da Câmara; Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), Airton do Vitório Lucato (PL), Ceará (Republicanos), João Antunes Bano (Podemos), Dr. Júlio (União Brasil), Constância Félix (PDT), Tatiane Lopes (Podemos), Mariana Calsa (PL), Lu Bogo (PL), Marco Xavier (Cidadania) e Anderson Pereira (PSDB).
O presidente do Legislativo deu início à cerimônia de abertura destacando a beleza estética do trabalho do jornalista e também falou da população ribeirinha, que tem uma relação diferente da vida em comparação à população que vive nas grandes cidades. Ele citou a diferença entre os pensamentos e modo de agir mais pacífico que as pessoas que habitam locais tão distantes levam sua existência.
O autor das obras expostas falou sobre o valor do povo brasileiro e da diversidade do país que possui dimensões continentais. O jornalista enfatizou a diferença no modo de viver da população ribeirinha e agradeceu ao Legislativo por abrir espaço para que a exposição pudesse alcançar também os limeirenses.
A exposição está aberta ao público até o dia 30 de dezembro, das 8h às 18h, com entrada gratuita, no Espaço Cultural Milton Ferrari, da Câmara, que fica na Rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Santa Luiza. Para ter acesso ao prédio basta apresentar documento de identificação com foto.