Nesta quarta-feira, 29 de novembro, foi realizada, na Câmara Municipal, uma sessão solene para entrega do Diploma “Professora Eliza Gabriel da Costa” a cinco mulheres negras que geram impacto positivo na sociedade. As homenagens foram propostas pelo vereador Jorge de Freitas (PSD), por meio do Decreto Legislativo Nº 27/2023.
Estavam presentes na cerimônia o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD); os vereadores Isabelly Carvalho (PT), Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), Ju Negão (PV) e o autor das homenagens, Jorge de Freitas; a presidente do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin), Ewelyng Teodoro, e o Secretário de Comunicação, Sérgio Moreira, representando o prefeito Mário Botion.
Segundo o autor das homenagens, Jorge de Freitas, Eliza Gabriel da Costa foi a primeira presidente do Comicin e participou de uma série de atividades que deu nome à luta das mulheres negras do município. “Eliza foi fundamental, um instrumento de luta e de garra”, concluiu o proponente.
O vídeo pode ser conferido na íntegra por meio do link.
Conheça as homenageadas:
Angela Maria Messias Moraes
Lidera o projeto S.O.S. Geada, atua à frente das organizações de ecopontos.
Catie Machado
É militante dos direitos humanos e da comunidade negra, psicóloga humanista com ênfase ao cuidado e atendimento às pessoas negras e atua no Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca).
Eunice Ruth Araújo Lopes
Foi professora e vice-diretora da educação infantil, é socióloga, presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel) e ocupa a Secretaria de Igualdade Racial da Central Única dos Trabalhadores (Cut) como presidente.
Helenice Magalhães
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), faz parte da equipe de formação da educação básica do município. Atua na formação continuada com a temática da educação antirracista, conselheira do Comicin e vice-presidente da Organização Afro Thulani Limeira.
Valéria Maria Pires
Pedagoga com pós-graduação em formação escolar, foi funcionária pública estando à frente da Associação de Pais e Mestres (APM). Atuou na educação ocupando os cargos de monitora, secretária, professora, coordenadora pedagógica e vice-diretora.