No dia 11 de dezembro (segunda-feira), a Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire e em parceria com o jornalista Anderson Junque, abrirá a exposição fotográfica “Missão Amazônia: o ser e o existir da população ribeirinha”. A mostra fica aberta até o dia 30 de dezembro, no espaço cultural Milton Ferrari. A entrada é gratuita.
A exposição é composta por 23 quadros e retrata o modo de vida da população ribeirinha. As imagens foram captadas no ano passado, nas comunidades ribeirinhas do Rio Negro.
O projeto teve início, em junho, na Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, depois seguiu para o Centro Cultural e Biblioteca Léo Sallum, também na cidade. Na sequência, a mostra passou pela cidade vizinha, Americana, na Biblioteca Municipal e para o Colégio Dom Bosco. Essa será a primeira vez que o projeto chega à Limeira, com o apoio da Escola Legislativa.
O jornalista Anderson Junque afirmou que levar o projeto para Limeira é gratificante e amplia o número de pessoas que terão acesso ao trabalho que destaca o modo de vida da população ribeirinha e sua relação com o tempo. “Esse trabalho tem um elemento muito especial. Ele foi feito no Brasil, na Amazônia. O que chama a atenção é perceber o como a população ribeirinha se relaciona com o tempo. A vida, para eles, transcorre de modo mais contemplativo. Eu aprendi muito com esse modo de viver os dias e as horas, de enxergar a vida. É isso que eu busco compartilhar com o meu trabalho”, adiantou Junque.