Desafio da mudança. Com esse tema, o professor Luiz Felipe Pondé encerrou a programação da Semana Camarária nesta sexta-feira, 18 de agosto. Ele abordou aspectos como a sociedade contemporânea lida com as dificuldades relacionadas a qualquer tipo de mudança e instigou o público a refletir sobre as capacidades humanas em prol de uma vida menos limitada. O evento marca as comemorações dos dez anos de fundação da Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara Municipal de Limeira, que mobilizou 3,5 mil inscritos nas quatro noites.
Ao abrir o evento, o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), leu o poema Mundo Estranho, escrito por ele, que fala sobre a importância do ato de pensar. “Vejo pessoas a caminhar. Não sabem o que fazer. Ação sobre ação sem meditar. Filhos dos pensantes. Que perdem a coisa bela do raciocinar”, recitou.
O parlamentar também agradeceu o trabalho integrado dos servidores da Câmara na organização da primeira edição da Semana Camarária, criada pela Resolução Nº 813/2022. “Antes de alguma coisa caber na sua mão, precisa caber na nossa mente. É uma alegria muito grande poder estar nessa noite de hoje, comemorar os dez anos da Escola e proporcionar esse nível de conhecimento para a população limeirense”, discursou Everton Ferreira.
Participaram vereadores, a vice-prefeita Erika Tank (PL), secretários José Farid Zaine (Cultura), José França Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação) e outras autoridades municipais.
Palestra
Pondé citou o impacto das mudanças causadas pela tecnologia e pela forma de organização política na democracia em curso. Mencionou o crescimento do uso de termos psicológicos na mídia e nas escolas, em razão de problemas cada vez mais presentes no cotidiano como a ansiedade.
O palestrante também provocou uma reflexão não somente em relação às mudanças que chamou de óbvias, como as provocadas pela inteligência artificial, mas aquelas de perfil social e comportamental, como o papel da mulher na sociedade, a decisão das famílias de não ter filhos e o efeito cascata que isso gera no perfil demográfico, no envelhecimento da população.
Luiz Pondé
Luiz Felipe Pondé é filósofo, escritor, ensaísta, professor universitário e palestrante. É doutor em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel.
Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos temas religião, mística, santidade, angústia, modernidade, pós-modernidade e epistemologia.
É autor de diversas obras de cunho filosófico, com destaque para os livros “O homem insuficiente”, “Conhecimento na desgraça”, “Do pensamento no deserto”, “Crítica e profecia, filosofia da religião em Dostoiévski”, “Contra um mundo melhor”, “Para entender o catolicismo hoje” e “Guia politicamente incorreto da filosofia”.