A Câmara Municipal de Limeira recebeu a visita de alunos do Centro Educacional Sesi Nº 442 João e Belinha Ometto nesta quarta-feira, 17 de maio. Dessa vez, um grupo de 28 jovens matriculados no 7º ano participaram da visita, acompanhados pela Professora Beatriz Leal de Carvalho e a coordenadora pedagógica Marina Andrade Pinheiro. Na semana passada, estudantes do 6º ano da instituição também foram contemplados. A iniciativa é organizada e coordenada pela Escola Legislativa Paulo Freire dentro do programa Câmara-Escola.
Durante esses encontros, a Câmara disponibiliza aos alunos um repertório de informações para que compreendam como funciona o Poder Legislativo e como são realizados os debates políticos na Casa. Entre os assuntos abordados, os alunos aprenderam sobre a história da Câmara, o papel dos três poderes, principalmente do Legislativo, o que é preciso para ser um vereador e o que ele faz, como são as sessões ordinárias, as comissões permanentes e temporárias, como uma lei é criada e o atendimento à população.
O roteiro da visita é dividido em três partes: teórica, simulação do processo de votação no Plenário Vereador Vitório Bortolan e percurso pelas dependências da Câmara para apresentação dos espaços físicos. Eles conheceram o presidente do Legislativo, vereador Everton Ferreira (PSD), autor do projeto Parlamento Jovem, instituído pela Resolução Nº 843/2023, que abarca as visitas guiadas, no projeto Câmara-Escola, e também a Câmara de Vereadores Juniores, o Plenário Jovem e a Câmara-Criança. Os visitantes também conversaram com o vereador Ceará (Republicanos).
Câmara-Escola
O programa Câmara-Escola foi regulamentado pela Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, com o objetivo de aproximar crianças, adolescentes e jovens do Legislativo Municipal e despertar o interesse deles pela vida política da cidade.
Além de conhecer as dependências da Casa e a estrutura funcional, os visitantes também recebem noções sobre educação política, tudo de forma apartidária e com finalidade exclusiva de contribuir com a formação de cidadãos conscientes sobre o seu papel de agentes de transformação da sociedade.
A visitação pode ser realizada por toda e qualquer instituição de ensino devidamente reconhecida pela Diretoria de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e Ministério da Educação, seja pública ou privada, bem como a integrantes de projetos sociais em idade escolar.