Alunos do Senac participaram nesta quinta-feira, 1º de dezembro, de uma visita guiada à Câmara Municipal de Limeira. Trata-se do projeto Câmara Escola, que tem por objetivo ensinar noções de educação política enquanto os estudantes conhecem as dependências do Legislativo.
Os alunos aprenderam sobre a história da Câmara, o papel dos três poderes, principalmente do Legislativo, o que é preciso para ser um vereador e o que ele faz, como são as sessões ordinárias, as comissões permanentes e temporárias, como uma lei é criada e qual a estrutura administrativa necessária para o funcionamento da Câmara e para o atendimento à população. Eles também participaram de uma simulação de sessão ordinária e votaram simbolicamente projetos inventados por eles.
Durante a visita os alunos acompanharam o final da reunião do Colégio de Líderes, na sala da presidência da Câmara, e puderam conversar com o presidente Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), Tatiane Lopes (Podemos), Mariana Calsa (PL), Elias Barbosa (PSC), Helder do Táxi (MDB) e Ju Negão (PV). O presidente explicou como se dá a escolha da pauta para a votação na sessão ordinária e falou da importância dos diferentes tipos de projetos de lei para todos os cidadãos.
Projeto Câmara Escola
O projeto Câmara Escola foi instituído pela Resolução Nº 675/2017, de autoria do ex-vereador Toninho Franco, e tem por objetivo aproximar crianças, adolescentes e jovens do Legislativo Municipal e despertar o interesse deles pela vida política da cidade.
Além de conhecer as dependências da Casa e a estrutura funcional, os visitantes também recebem noções sobre educação política, tudo de forma apartidária e com finalidade exclusiva de contribuir com a formação de cidadãos conscientes sobre o seu papel de agentes de transformação da sociedade.
Para agendar visitas
O agendamento das visitas guiadas pode ser solicitado pelo e-mail
escolalegislativa@limeira.sp.leg.br
. O interessado deve informar o número previsto de visitantes e um telefone de contato. Os servidores da Escola Legislativa retornarão o contato para encontrar a melhor data disponível para a visitação. Podem participar escolas públicas e privadas, faculdades e universidades ou grupos organizados.
D | S | T | Q | Q | S | S |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | ||
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |
27 | 28 | 29 | 30 |
02 - Análise Aplicada do Comportamento em Contexto Escolar - Por Maria Elisa Fonseca