A primeira reunião para a realização do Seminário de Grêmios Estudantis do município de Limeira, aconteceu nesta quinta-feira, 2 de agosto, na Câmara Municipal. A iniciativa é da Comissão de Assuntos Relevantes para Estudos e Implementação de Políticas para a Criança, Adolescente e Juventude, em conjunto com a Diretoria Regional de Ensino na cidade, a Escola Legislativa Paulo Freire e o Núcleo Pedagógico.
Buscando a aproximação dos jovens com o conhecimento dos seus direitos, a Comissão que tem os vereadores Constância Félix (PDT), como presidente, Mir do Lanche (PR), Darci Reis (PSD), Helder do Táxi (MDB) e Dr. Marcelo Rossi (PSD) como membros; pretende, por meio de debates e de seminário, transformar as ideias do público-alvo em resultados desejados para uma reformatação das políticas públicas para a população infanto-juvenil. Na reunião preparatória também participou a vereadora Erika Tank (PR), presidente do Conselho Escolar da Escola Legislativa.
A atividade ministrada pelo professor Coordenador de Núcleo Pedagógico, Jonas Beltrão de Oliveira, representando a Diretória de Ensino, foi direcionada para 35 participantes, entre integrantes da Diretoria de Ensino, diretores, vice-diretores e coordenadores das escolas estaduais, que posteriormente serão interlocutores das estratégias e do planejamento aos representantes oficiais do Grêmio Estudantil e do Conselho de representantes de suas escolas, para a construção de propostas a serem implantadas no município.
“O objetivo, em um primeiro momento, é aproximar as escolas do Poder Legislativo e Executivo. Mas essa atividade também é importante para discutir com o aluno questões das políticas públicas e fomentar o protagonismo juvenil”, disse o professor Jonas. “Se o adolescente descobre que tem direitos e entende que na sua comunidade esses direitos não estão sendo garantidos a contento, ele pode discutir e trazer proposta para implementar o Poder e entrar na dotação orçamentária”, justificou.
Atuando como facilitador, Jonas apresentou o passo a passo para a realização dos encontros preparatórios, que devem ser seguidos pelos representantes das escolas com seus estudantes, ainda neste mês. Com o auxílio de um adulto, os alunos escolherão um dos direitos a eles garantidos por lei, através da Carta dos Direitos dos Jovens, distribuída no encontro, e se dividirão para compartilhar experiências, analisar problemas na comunidade, elaborar frases de impacto sobre o tema e propor políticas públicas que solucionem o problema em pauta.
A próxima atividade, um seminário que abordará as políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens, será no dia 31 de agosto, sexta-feira, às 13h30 no Plenário da Câmara. Neste evento, os resultados dos Encontros Preparatórios serão entregues como carta-proposta aos vereadores da Comissão, que buscarão implementar as soluções encontradas.
“Nós podemos trabalhar junto a eles na questão cidadania e transformar esse envolvimento em grandes benefícios no futuro desses jovens. É importante que conheçam os seus direitos e deveres e estejam envolvidos em políticas públicas”, relatou a vereadora Constância Felix, que abriu a reunião para dar as boas-vindas a todos os envolvidos.