A Câmara Municipal de Limeira sediou nesta sexta-feira, 31 de agosto, o 1º Seminário de Grêmios Estudantis do Município. O evento foi promovido pela Comissão de Assuntos Relevantes para Estudos e Implementação de Políticas para a Criança, Adolescente e Juventude, em conjunto com a Diretoria Regional de Ensino, a Escola Legislativa Paulo Freire e o Núcleo Pedagógico (PCNP) da Diretoria Regional de Ensino.
O seminário é a conclusão de um trabalho proposto por Jonas Beltrão, professor coordenador do PCNP, e por Bruna Carvalho, coordenadora da Escola Legislativa, à Comissão em abril, e que está sendo desenvolvido nas escolas há quase um mês. A proposta era de que os próprios estudantes apresentassem propostas de políticas públicas voltadas ao público infanto-juvenil.
Cada uma das 30 escolas participantes colaborou com pelo menos três propostas, que foram encaminhadas à Diretoria Regional de Ensino e depois unificadas para serem apresentadas durante o seminário, em uma atividade na qual os alunos representantes de cada escola escolheriam quais delas fariam parte de uma carta, que posteriormente será entregue pela Comissão de Assuntos Relevantes ao prefeito.
Enquanto os representantes escolhiam as propostas para compor a carta, diversos alunos da rede estadual de ensino acompanharam uma palestra, no Plenário da Câmara, ministrada pelo professor Eugênio Benedictus Cassaro Filho, sobre como os jovens podem desenvolver políticas públicas a partir das escolas.
Ao final do evento, os representantes apresentaram a carta, com propostas que envolve 11 áreas de interesse: saúde, cultura, igualdade e diversidade, formação profissional e geração de emprego e renda, meio ambiente e sustentabilidade, desporto e lazer, patrimônio, educação, mobilidade, segurança e promoção social.
A vereadora Constância Félix (PDT), presidente da Comissão de Assuntos Relevantes, encerrou o evento emocionada com o resultado. “Esse é o resultado de um trabalho no qual colocamos nosso coração, parabéns a todos que participaram. Estou surpresa com o conteúdo apresentado por vocês e me identifico com as reivindicações”, afirmou.
A carta, endereçada ao presidente da Câmara, Zé da Mix (PSD), foi organizada pelos representantes das 30 escolas presentes no evento, porém, de acordo com os alunos, com propostas que representam a vontade dos 21.413 estudantes das escolas estaduais de Limeira e também dos 646 gremistas e líderes de turmas. Após assinada pelos representantes, será entregue à Comissão de Assuntos Relevantes para que, juntamente com a Diretora Regional, Isabel Pivetta Fodra, seja entregue ao prefeito municipal para providências.