Cerca de 80 idosos participaram da exibição do filme “Divertidamente” na sessão do projeto Cine Câmara desta terça-feira, 5 de julho. O evento faz parte das ações do Programa Amigo do Idoso e foi realizado pela Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) e da Comissão Organizadora do projeto. Um debate sobre inteligência emocional foi realizado ao final da projeção pela assistente social Ana Simões.
O filme de Pete Docter conta a história de Riley, uma menina de 11 anos. Com a mudança da família para uma nova cidade, suas emoções ficam agitadas e causam uma confusão na sala de controle de seu cérebro, deixando as personagens Alegria e Tristeza de fora, o que afeta a vida de Riley.
A assistente social Ana Simões levou os idosos a refletir sobre o papel das emoções, lembrando que as alegrias e tristezas fazem parte da vida. “O filme traz de uma forma muito significante como precisamos nos agarrar na alegria, para nos sentirmos estimulados no dia a dia”, citou.
Ela também reforçou a importância da amizade, estimulou o público a compartilhar as experiências de vida uns com os outros, de forma a criar vínculos, e convidou-os a aprenderem a amar a si mesmos, independentemente das dificuldades. “Mudanças são necessárias, vamos amar a vida que temos, o momento que temos, a idade que temos”.
Programa Amigo do Idoso
O Programa Amigo do Idoso foi instituído pela Resolução Nº 629/2015, de autoria do vereador Dr. Júlio (União Brasil), com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida ao idoso. O projeto Cine Câmara foi escolhido como suporte do programa, pois utiliza o cinema como indutor de educação e entretenimento para os idosos que, por meio da reflexão sobre os filmes escolhidos, discutem temáticas que afetam o seu dia a dia.
Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora do Projeto Cine Câmara é composta pelos vereadores Mariana Calsa (PL), presidente; Marco Xavier (Cidadania), secretário; Betinho Neves (PV), Constância Félix (PDT) e Anderson Pereira (PSDB), membros.