Alunos do projeto Jovem Aprendiz do Senac visitaram a Câmara Municipal de Limeira na tarde desta quinta-feira, 2 de junho. O objetivo foi conhecer as dependências do Legislativo e aprender sobre o papel dos vereadores. A atividade faz parte do projeto Câmara Escola, que tem a educação política como foco.
Na visita os alunos aprenderam sobre sobre a história da Câmara, o papel dos três poderes, o que é preciso para ser um vereador e o que ele faz, como são as sessões ordinárias, as comissões permanentes e temporárias, como uma lei é criada e qual a estrutura administrativa necessária para o funcionamento da Câmara e para o atendimento à população.
Os alunos também participaram de uma simulação de sessão ordinária, conheceram a sala de reuniões, onde os vereadores participam das comissões permanentes e temporárias, o corredor onde estão localizados os gabinetes parlamentares e a Presidência e tiveram a oportunidade de falar com o vereador Helder do Táxi (MDB), presidente da Comissão de Obras, que contou aos jovens sobre o trabalho do colegiado.
Projeto Câmara Escola
O projeto Câmara Escola foi instituído pela Resolução Nº 675/2017, de autoria do ex-vereador Toninho Franco, e tem por objetivo aproximar crianças, adolescentes e jovens do Legislativo Municipal e despertar o interesse deles pela vida política da cidade.
Além de conhecer as dependências da Casa e a estrutura funcional, os visitantes também recebem noções de educação política, tudo de forma apartidária e com finalidade exclusiva de contribuir com a formação de cidadãos conscientes sobre o seu papel de agentes de transformação da sociedade.
Para agendar visitas
O agendamento das visitas guiadas pode ser solicitado pelo e-mail escolalegislativa@limeira.sp.leg.br. O interessado deve informar o número previsto de visitantes e um telefone de contato. Os servidores da Escola Legislativa retornarão o contato para encontrar a melhor data disponível para a visitação. Podem participar escolas públicas e privadas, faculdades e universidades ou grupos organizados.
D | S | T | Q | Q | S | S |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | ||
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |
27 | 28 | 29 | 30 |
02 - Análise Aplicada do Comportamento em Contexto Escolar - Por Maria Elisa Fonseca