“Tabagismo mata”, esse é o nome de uma exposição inaugurada nesta segunda-feira, 2 de maio, no Espaço Cultural Milton Ferrari, na Câmara Municipal de Limeira. A mostra é uma ação da Campanha Alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, instituída pela Resolução Nº 801/2021, de autoria do vereador Dr. Júlio (União Brasil), e ficará aberta para visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 31 de maio.
A inauguração foi realizada em uma cerimônia, no intervalo da sessão ordinária. O presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), falou da importância de ações de conscientização sobre os malefícios do tabagismo. “Que a Câmara Municipal, por meio dos seus vereadores, possa continuar realizando campanhas como essa, tratando de assuntos tão importantes para a nossa população”, declarou.
Dr. Júlio, autor da resolução que criou a campanha, falou dos danos causados pelo tabagismo à saúde por completo, dos lábios até os aparelhos urinário e digestivo, e também do fumante passivo. “Quando você faz uso do cigarro você gasta duas vezes, tem que comprar e acaba com a sua saúde, sem contar que a pessoa que está ao seu lado também fuma e muitas vezes fuma mais, porque a quantidade de alcatrão, nicotina e as mais de 3 mil substâncias tóxicas que existem na fumaça acabam sendo ingeridos por aquela pessoa”, alertou
O parlamentar também ressaltou o poder do exemplo que um adulto fumante incute nas crianças. “Quando você fuma na frente do seu filho, você está dando anuência e mostrando que fumar é bom, você está contribuindo para que o desenvolvimento dele se faça também com o uso do tabaco”.
A exposição foi organizada pela Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio do Núcleo de Multimeios da Câmara de Limeira.