A Comissão Organizadora da Campanha de Prevenção à Gravidez na Adolescência visitou o projeto Parada Jovem, na cidade de Itapetininga (SP), na manhã de sexta-feira, 1º de abril. O objetivo foi conhecer o serviço e analisar a viabilidade de implantar uma proposta parecida em Limeira.
Participaram da visita as vereadoras Constância Félix (PDT), presidente da Comissão, e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária. Também acompanharam a visita as servidoras da Câmara de Limeira Cristiane Scardelai, coordenadora da Escola Legislativa; Amanda Marques, consultora técnica.
A comitiva de Limeira foi recebida pela secretária de Promoção Social de Itapetininga, Soraya Giriboni; pelo secretário de Comunicação, Carlos Alberto Soares; pela coordenadora geral do projeto Parada Jovem, Maria Helena Menezes; pela psicóloga e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, Gabriela Paes; pelas coordenadoras do Parada Jovem 1 e 4, Camila de Lima Araujo e Ana Carolina Leonel; e pelas assistentes sociais da Secretaria de Promoção Social, Clélia Ramos e Carolina Luchi.
Parada Jovem
O projeto Parada Jovem atende cerca de 650 jovens, de oito a 24 anos. São cinco unidades funcionando na cidade, que oferecem aulas de música, teatro, dança, ciências, artesanato, inglês, informática e esportes.
De acordo com Soraya, o projeto foi criado em 2018, durante a primeira gestão da ex-prefeita Simone Marquetto, após receber um grupo de jovens no Gabinete, que reivindicavam a criação de atividades que os mantivessem longe das drogas e da criminalidade.
Um dos jovens que conversou com a ex-prefeita foi Seme Khaled, que atualmente dá aulas de violão no Parada Jovem 5. “O projeto mudou a vida de muitas crianças e adolescentes, agora eles têm acesso à cultura, ao esporte, fazem aula de música, de ciências, se divertem e aprendem”, afirmou Seme.
Outro serviço realizado no projeto é uma oficina voltada à prevenção à gravidez na adolescência. A psicóloga Gabriela promove uma roda de conversa com adolescentes sobre sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção à gravidez. Para participar da atividade os jovens apresentam uma autorização assinada pelos pais.
Comissão
A Comissão formada pelos vereadores Constância Félix, presidente; Terezinha da Santa Casa, secretária; Tatiane Lopes, Elias Barbosa (PSC) e José Roberto Bernardo (PSD), membros; é responsável por organizar as atividades que farão parte da Campanha de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que é realizada pela Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara, anualmente em setembro.