Com uma homenagem à poetisa Maria Eloísa Gonçalves Rossi, conhecida como Eloísa Rossi, a Câmara Municipal de Limeira realizou a abertura oficial da 7ª Semana Limeirense dos Saraus de Literatura Dr. Olindo de Luca na noite desta terça-feira, 15 de março. Autoridades e familiares da homenageada participaram do evento.
A abertura da cerimônia foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), que falou sobre a importância de eventos culturais, como o Sarau, e de homenagear pessoas que marcaram a história da cidade, como Eloísa.
O secretário de Cultura, José Farid Zaine, representou o prefeito Mario Botion na solenidade e destacou a leveza que as poesias das exposições “O valor das pequenas coisas” e “Baú da vida” trazem para os corredores da Câmara Municipal.
As poetisas Lizete Brugnaro Grolla Pittia e Vera Regina Schinor emocionaram familiares e o público presente com poesias de própria autoria, que falavam sobre a vida de Eloísa Rossi. Reinaldo Rossi, viúvo de Eloísa, agradeceu a homenagem, que considerou merecida.
Eloísa Rossi
Nascida em Limeira, em 25 de setembro de 1950, a professora, folclorista, poetisa e artista plástica Eloísa Rossi foi a idealizadora da Semana Limeirense dos Saraus de Literatura, segundo informou Dr Júlio na inauguração da exposição “O valor das pequenas coisas”, na segunda-feira, 14 de março. Na ocasião, o parlamentar lembrou o momento em que foi procurado por ela para idealizar a resolução que mais tarde seria aprovada na Câmara Municipal de Limeira.
Eloísa foi autora do livro “Quatro Estações - Memórias do Largo da Boa Morte” e também colaborou em várias coletâneas, era participante ativa, incentivadora e realizadora de diversos saraus literários e tertúlias na cidade.
Na Câmara Municipal de Limeira, como presidente da Academia Limeirense de Letras, foi apoiadora da Semana Limeirense dos Saraus de Literatura Dr. Olindo de Luca desde 2017, contribuindo para a construção das atividades a serem realizadas pela Escola Legislativa Paulo Freire.
Faleceu em 26 de janeiro de 2020, em decorrência de um AVC.
Semana dos Saraus de Literatura
A Semana Limeirense dos Saraus de Literatura foi instituída pela Resolução Nº 627/2015, de autoria do vereador Dr. Júlio (União Brasil), e é realizada pela Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio da Academia Limeirense de Letras (ALLe), da Sociedade Literária Limeirense (SOLL), da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Ensino de Limeira. O objetivo é promover eventos artísticos destinados à literatura e à poesia.
Programação
Exposição “Baú da Vida”
A exposição “O Baú da Vida” traz a biografia e obra da professora e poetisa Eloísa Rossi, homenageada da 7ª Semana Limeirense dos Saraus de Literatura Dr. Olindo de Luca. A mostra está localizada no espaço em frente ao Plenário Vereador Vitório Bortolan e fica aberta ao público até sexta-feira, 18 de março, das 8h às 18h.
Exposição “O valor das pequenas coisas”
A exposição “O valor das pequenas coisas”, que traz textos de poetas e escritores da ALLe e da SOLL, foi inaugurada nesta segunda-feira, 14 de março, no Espaço Cultural Milton Ferrari, no hall de entrada da Câmara e fica aberta ao público até sexta-feira, das 8h às 18h
Roda de conversa com o autor - 18 de março - 9h
Na sexta-feira, 18 de março, as atividades da Semana dos Saraus acontecem fora da Câmara. Uma roda de conversa entre o autor Carlos Alberto Fiore e alunos do 4º ano do ensino fundamental será realizada no Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEIEF) Profa. Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, a partir das 9h.
Oficina de escrita - 18 de março - 19h45
Encerrando o Sarau de Literatura, será realizada uma oficina de escrita criativa para alunos da Escola Estadual Professor Willian Silva, na própria escola, a partir das 19h45. Quem ministrará a atividade é a escritora e professora, Gisele Godoi, e a pedagoga e mestra em Educação, Débora Ferreira.
Gisele é professora especialista na arte de narrar histórias e gerenciamento de projetos, ocupante da cadeira número 3 da Academia Limeirense de Letras e diretora de eventos da Sociedade Literária Limeirense. Débora é pedagoga de formação, mestra em Educação, doutoranda em Educação pela Unesp de Rio Claro e ativista da Rede Emancipa.