A Câmara Municipal de Limeira realiza, a partir do dia 14 de março, a 7ª Semana Limeirense dos Saraus de Literatura Dr. Olindo de Luca. A programação deste ano volta a ser presencial e começa com uma exposição de textos poéticos e literários da Academia Limeirense de Letras (ALLe) e da Sociedade Literária Limeirense (SOLL). Haverá também uma solenidade em homenagem à professora, poetisa e artista plástica Maria Eloísa Gonçalves Rossi, a Eloísa Rossi, e uma roda de conversas com o autor Carlos Alberto Fiore.
A Semana Limeirense dos Saraus de Literatura foi instituída pela Resolução Nº 627/2015, de autoria do vereador Dr. Júlio (União Brasil), e é realizada pela Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio da ALLe, da SOLL, da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Ensino de Limeira. O objetivo é promover eventos artísticos destinados à literatura e à poesia.
Programação
Com o tema “O valor das pequenas coisas”, poetas e escritores da Academia Limeirense de Letras e da Sociedade Literária Limeirense se unem em uma exposição única que será aberta oficialmente ao público na segunda-feira, 14 de março, durante o intervalo da sessão ordinária, às 17h30. A mostra permanecerá aberta para visitação do público até o dia 18 de março.
Na terça-feira, 15 de março, será realizada a solenidade oficial de abertura da 7ª Semana Limeirense dos Saraus de Literatura Dr. Olindo de Luca. O evento, que neste ano homenageará a professora, poetisa e artista plástica Maria Eloísa Gonçalves Rossi, acontece a partir das 19h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan.
O evento será aberto ao público, limitado a 50% da capacidade total do Plenário, ou seja, até 86 pessoas, o uso correto e constante de máscara e a manutenção do distanciamento de um metro e meio entre os presentes é obrigatório, conforme Ato da Mesa Nº 17/2021. A atividade também será transmitida ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara no Youtube, Facebook e site.
Na sexta-feira, 18 de março, as atividades da Semana dos Saraus acontecem fora da Câmara. Uma roda de conversa entre o autor Carlos Alberto Fiore e alunos do 4º ano do ensino fundamental será realizada no Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEIEF) Profa Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, a partir das 9h.