O curso foi elaborado pela Escola de Cidadania e Gestão Pública, Oficina Municipal, da cidade de São Paulo e ministrado para servidores da Casa. Ele visa à capacitação técnica de servidores públicos que lidam diretamente com os munícipes.
De acordo com a Oficina Municipal, o objetivo do curso é melhorar a gestão de políticas públicas municipais por meio do trabalho de servidores. A instituição defende que profissionais capacitados colaboram mais com os cidadãos, diminuindo incertezas, dúvidas e angústias.
Para abordar o assunto, a professora da Oficina Municipal, Ana Maria Florentino, realizou palestras sobre algumas competências profissionais. Ela fez aulas expositivas sobre a organização do trabalho operacional e do fluxo de atendimentos, além da relação entre servidores e usuários e os aspectos que podem melhorar o contato interpessoal. As palestras contaram com a participação dos servidores, que participaram de dinâmicas e se manifestaram e refletiram sobre os temas debatidos.
O curso é voltado para servidores públicos que trabalham diretamente com recepção e atendimento ao cidadão, além de servidores que atuam no Departamento de Comunicação da Casa.