Foi encerrada nesta sexta-feira, 13 de março, a 5ª Semana Limeirense dos Saraus de Literatura Dr. Olindo de Luca, na Câmara. O evento intitulado “Noite de Poesias” contou com apresentação musical do grupo “Chorando com Gabi” e declamações de poesias de alunos da Rede Estatual de Ensino. Neste ano, participaram alunos das escolas estaduais Antonio Perches Lordello, José Marciliano da Costa Junior, Professor Willian Silva, Brasil e Professor Ataliba Pires do Amaral.
A Semana Limeirense dos Saraus de Literatura foi instituída pela Resolução 627/2015, de autoria do ex-vereador e atual vice-prefeito Dr. Júlio Cesar Pereira, com o objetivo de promover eventos artísticos destinados à literatura e poesia. A organização dos eventos é feita pela Escola Legislativa Paulo Freire, em conjunto com a Academia Limeirense de Letras (ALLe), Sociedade Literária Limeirense (SOLL), Diretoria Regional de Ensino e Secretaria de Educação.
A abertura da “Noite de Poesias” foi feita pelo primeiro-secretário da Câmara, vereador Jorge de Freitas (Patriota), que também é poeta da SOLL, ele ressaltou a importância do evento, não só para a literatura, mas para a história da cidade. Também participaram da mesa diretora do evento a presidente da SOLL, Priscila Celestino, o coordenador da Academia Limeirense de Letras Infanto-Juvenil, Edvaldo Rofatto, que também foi homenageado na noite de abertura da Semana, e Rosi Bonin, representando a Diretoria de Ensino.
A representante da Diretoria de Ensino agradeceu a participação das escolas que aceitaram o convite para se apresentar na noite de encerramento e disse que o evento tem um papel fundamental na disseminação da cultura. “A poesia engrandece o ser humano, ela toca a alma do ser humano, e muitas vezes as pessoas não dão valor a essa cultura, e esse momento é grandioso por isso, porque resgata a poesia, resgata o amor, a cultura do ser humano”, afirmou Rosi.
Rofatto falou do papel dos professores no desenvolvimento de variadas linguagens para a educação dos alunos “Essa noite é a coroação um trabalho que já vem sendo feito há muito tempo, que é cultivar a linguagem, trabalhar a sensibilidade, moldar o caráter do aluno para uma cidadania mais eficaz, mais produtiva, mais sensível, essa é a proposta dos professores”.
E Priscila falou da importância da literatura na formação do caráter dos jovens. “A arte, a literatura, a leitura é aquilo que vai levar aos nossos jovens não somente a cultura, mas fazer deles cidadãos críticos e que saibam compor a sua própria história, a história da cidade, do estado e do país”, disse a presidente da SOLL.
Poesia e música
Os alunos Emilly Camille de Souza, Maria Eduarda Américo, Eduardo Camargo Rocha, Felipe de Oliveira Melo, Felipe Silvério de Souza, Camila Borges dos Santos, Jheniffer Laise Oliveira e Maria Vitória de Melo declamaram e encenaram poemas de grandes mestres como Cecília Meireles, Casimiro de Abreu, Carlos Drumond de Andrade e Ferreira Gullar.
Já os alunos Miguel Rocha Padovan, Vitória Catarina da Silva, Beatriz Aparecida Galbiatti Silveira, Gabriel Ambrósio Marco e Gabriela Batista Januário mostraram ao público que além de grandes declamadores, também são excelentes poetas, eles apresentaram poesias de autoria própria. Todos os alunos receberam certificados de participação no evento.
A música também marcou presença na “Noite de Poesias” com a apresentação do grupo “Chorando com Gabi”, que tocou clássicos do chorinho brasileiro de Ernesto Nazareth, Altamiro Carrilho e Waldir Azevedo.
Confira o evento na íntegra: http://bit.ly/2wdW20N
Confira o álbum de fotos dos eventos: http://bit.ly/2Ql44vY