Palestras, oficinas, cursos, visitas guiadas, exibições de cinema e premiações, essas foram algumas das atividades da Escola Legislativa Paulo Freire durante o ano de 2019. Com essas ações, a instituição, que é um órgão interno da Câmara Municipal de Limeira, teve um público de 9.179 pessoas em cerca de 113 eventos ao longo do ano.
A Escola Legislativa é responsável por realizar atividades voltadas à educação política e educação para a cidadania para toda a sociedade, além de promover treinamentos e capacitação para os servidores do Legislativo, buscando qualificar os serviços prestados aos cidadãos.
As atividades realizadas pela Escola Legislativa englobam, além da educação política oferecida principalmente para alunos do ensino fundamental e médio, atividades de conscientização e orientação sobre os mais diversos temas como combate à dengue, prevenção à dependência de álcool e outras drogas, combate ao tabagismo na adolescência, prevenção à gravidez na adolescência, educação financeira e combate à violência contra as mulheres, por exemplo.
Das atividades direcionadas à educação política, como os projetos Conhecendo a Câmara e Câmara Municipal: Conhecendo e Participando, que ensina para alunos dos 3º e 8º anos do ensino fundamental das redes municipal e estadual sobre o papel do Legislativo e dos vereadores, foram realizadas 198 aulas com a participação de 4.722 alunos.
A Escola Legislativa promoveu ainda visitas guiadas, também dirigidas a alunos do ensino fundamental e médio. Ano passado, essa atividade contou com a participação de 589 alunos em 24 visitas agendadas.
Direcionadas a toda a sociedade, foram realizadas 29 atividades relacionadas às semanas e campanhas de conscientização e orientação com a participação de 2.608 pessoas, nove exibições de cinema, com um público de 349 pessoas, nove exposições e dois cursos de inclusão digital para a terceira idade.