A Câmara Municipal de Limeira exibiu, na tarde desta terça-feira 8 de outubro, o filme “O Pequeno Príncipe” em comemoração ao dia das crianças que se aproxima. O evento faz parte da programação do Cine Câmara e é realizado por meio da Escola Legislativa Paulo Freire e tem como objetivo transformar o cinema em indutor da educação, estimulando a reflexão e o debate sobre os assuntos abordados no enredo.
O musical de 1974, baseado na obra de Antonie de Saint-Exupéry, conta a história de um aviador perdido no deserto que encontra um garotinho dizendo ter vindo de outro planeta. Os dois iniciam uma linda amizade, regada de histórias fantasiosas que o menino contava sobre suas aventuras em outros planetas e das conversas com animais exóticos e também de comoventes lições de vida.
A mediadora do debate foi a professora Eliude Oliveira Silva dos Santos, que estimulou os presentes a analisar os principais pontos do filme, como as críticas dos adultos aos desenhos do aviador, que o fizeram deixar de desenhar e assim abandonar seus sonhos, como os mundos pelos quais o Pequeno Príncipe passou e as mensagens que cada um traz, como o contador de estrelas que julgava possuí-las, o historiador, que acreditava ser detentor de todo o conhecimento do universo e o Rei, que julgava dominar as fronteiras.
“O Pequeno Príncipe saiu em busca de entender a vida, em cada planeta que ele passou o entendimento da vida foi colocado de uma forma, para uns era muito conhecimento e pouca verdade, para outros era ser dono das coisas, para outros ter domínio, e quando ele encontra a raposa, ela acaba mostrando para ele que o essencial é invisível aos olhos, é visto com o coração. Não adianta ter muito conhecimento, não adianta somente dominar as coisas, tentar ter isso ou aquilo, sem ter aquilo que realmente mais importa, que é o afeto, amor e bons relacionamentos”, enfatizou.
Cine Câmara
O projeto Cine Câmara foi instituído pela Resolução 584/2014, com o objetivo de transformar o cinema em indutor da educação. Desde 2018 as exibições ocorrem em parceria com o Cine Vagalume, dentro da sala de cinema da Unicamp. As exibições contam com debate ou integração de atividades organizadas pela Escola Legislativa, que tem a formação cidadã como foco.