A Câmara Municipal de Limeira realizou nesta terça-feira, 24 de setembro, uma palestra sobre prevenção à gravidez na adolescência para cerca de 520 alunos da escola estadual Dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral. A ação faz parte da Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, instituída pela Resolução 697/2017, de autoria da vereadora Constância Félix (PDT), e foi realizada pela Escola Legislativa Paulo Freire em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Constância Félix, autora da resolução, fez a abertura do evento destacando a importância de ações de prevenção à gravidez na adolescência. “Fiz a resolução porque sei o que se passa na cabeça de vocês, essa idade em que vocês estão é uma idade maravilhosa, mas para ela seja realmente maravilhosa, tem alguns cuidados que precisamos tomar. Como vereadora acabo visitando muitas escolas e vejo muitas jovens, meninas, grávidas, gostaria que vocês levassem o assunto que trataremos hoje muito a sério, há muitos riscos associados à gravidez na adolescência e muitas doenças sexualmente transmissíveis, por isso a importância de levar o conhecimento até vocês”.
A palestra foi ministrada por Fernanda Cantão Silva, enfermeira e assistente de capacitação e humanização do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento Humano da Secretaria Municipal de Saúde, e contou com o apoio de Rosemeire Tomazine, enfermeira, também as Secretaria de Saúde, e de Aline Raquel Ferreira, técnica de enfermagem do Centro de Saúde da Família (CSF) Aeroporto. A palestra do período da manhã foi toda traduzida na Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela interprete da escola, Lucélia Vidigal.
Fernanda explicou sobre as mudanças que ocorrem no corpo durante a adolescência, tanto nos meninos como nas meninas, falou sobre as doenças sexualmente transmissíveis e sobre as consequências da gestação na adolescência, como o abandono escolar, rupturas familiares e sociais e risco de aborto. “Durante a adolescência o corpo da jovem não está totalmente pronto e a gravidez gera risco de aborto, de parto prematuro, sem contar os outros fatores que podem prejudicar a adolescente, como o fator econômico, por exemplo, e o abandono dos estudos”.
Fernanda falou sobre a grande responsabilidade que a maternidade ou paternidade traz. “A responsabilidade pelos filhos é para a vida toda, independentemente de ser bebê, adolescente ou um adulto de 30 anos, ele vai sempre depender de você e essa responsabilidade não é só da menina, é do menino também”. A palestrante alertou ainda sobre as doenças sexualmente transmissíveis. “Ouvimos falar muito sobre HIV e hepatite, mas existem muitas outras doenças. Hoje vivemos um surto de sífilis, por exemplo, e é preciso tomar cuidado, porque as doenças não estão estampadas no rosto das pessoas, não estão escritas no RG”. Ela ressaltou a importância do uso da camisinha, não só como contraceptivo para combater a gravidez, mas como único método eficaz de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.
Aline também participou da palestra, ela contou que na região atendida pelo CSF Aeroporto há cerca de 150 gestantes, dentre elas 35 são adolescentes. Ela passou orientações aos alunos sobre a necessidade de buscar mais informações antes de iniciar a vida sexual, como procurar um médico para ter conhecimento sobre métodos contraceptivos, por exemplo. Ela também falou sobre procedimentos em caso de suspeita de gravidez, como procurar um posto de saúde para fazer exame de sangue, e caso a gravidez seja confirmada dar início ao pré-natal, e informou aos alunos que os postos de saúde e CSFs estão à disposição para tirar todas as dúvidas, não só sobre gravidez, mas também sobre doenças sexualmente transmissíveis.