A Câmara Municipal de Limeira realizou, nesta sexta-feira, 13 de setembro, uma palestra sobre noções básicas de primeiros socorros em parceria com o Sest Senat de Limeira. O evento é realizado por meio da Escola Legislativa Paulo Freire em atendimento à Resolução 714/2017, de autoria do vereador Dr. Rafael Camargo (MDB). O objetivo foi ensinar noções básicas de primeiros socorros, para que os participantes possam identificar situações de emergência e saibam como atuar para auxiliar a vítima enquanto aguardam o socorro.
A palestra foi ministrada pelo técnico de formação profissional do Sest Senat de Limeira, Gustavo Luiz Vieira da Silva Teixeira, que também possui experiência de seis anos como socorrista do Samu, além de cursos de atendimento pré-hospitalar à vítima de traumas, de suporte básico de vida, de atendimento a presos em ferragens e de emergências psiquiátricas e pediátricas.
Gustavo listou aos participantes a sequência de ações que devem ser realizadas em situações de emergência, como manter a calma, garantir a própria segurança, sinalizar o local, solicitar socorro, passar todas as informações sobre a vítima e o local e realizar o atendimento pré-hospitalar. “É preciso tomar cuidado para não se tornar uma nova vítima”, advertiu. Ele também relembrou os telefones para emergência, como o 193 para chamar o Corpo de Bombeiros, o 192 para chamar o Samu e o 190 para chamar a Polícia Militar.
O palestrante também alertou sobre a sinalização da área enquanto aguarda o socorro. “Quando estamos em áreas abertas, como na rua, por exemplo, estamos acostumados a fazer a sinalização, mas quando é em um local fechado, como uma casa ou uma empresa, às vezes nos esquecemos. É importante pedir que alguém fique no portão aguardando o resgate, enquanto outra pessoa presta os primeiros socorros à vítima, muitas casas não têm numeração na frente, e procurar o endereço pode custar um tempo precioso da equipe de resgate”.
Gustavo ensinou ao público o que fazer em casos de sangramento nasal, como levar a vítima a um local arejado, manter a cabeça reta (nem levantada e nem abaixada), incentivá-la a respirar pela boca e pedir que pressione a narina que está sangrando. Também orientou como agir em casos de desmaio, como deitar a vítima no chão, de barriga para cima, lateralizar a cabeça e elevar as pernas acima do tórax.
Nos casos de convulsões, Gustavo explicou que jamais se deve segurar a língua da vítima. “Ninguém engole a língua, isso é mito, devemos ter cuidado para que a pessoa não se asfixie quando a convulsão passar e o corpo relaxar”. Ele orientou a afastar objetos da vítima e evitar que ela bata com a cabeça, também orientou a virar a vítima de lado para evitar a asfixia. Por último, explicou os procedimentos em casos de engasgamento em adultos e bebês e também para os casos de paradas cardíacas.
Confira a palestra na íntegra no Youtube: http://bit.ly/2kPRsQL