A Câmara Municipal de Limeira realizou, na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, uma palestra sobre educação no trânsito para alunos da Emeief Mario de Souza Queiroz Filho. O evento foi organizado pela Escola Legislativa Paulo Freire e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
A ação faz parte da Semana de Educação no Trânsito, instituída pela Resolução 659/2016, de autoria do vereador Nilton Santos (Republicanos), e tem como objetivo desenvolver ações educativas que possam modificar comportamentos para a redução de acidentes de trânsito.
O vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC), presidente da Câmara, fez a abertura do evento destacando a importância de ações de educação para conscientizar a população sobre a conduta ideal no trânsito, respeitando pedestres, ciclistas e motoristas. “O trânsito deve proteger os mais fracos, que são os pedestres, mas infelizmente algumas pessoas usam o carro como uma arma, e não deve ser assim”, alertou.
O autor da resolução, vereador Nilton Santos, também participou do evento e levou os alunos a refletirem sobre o papel de cada um para garantir um trânsito mais seguro. “Todos nós fazemos um trânsito melhor, e todos nós somos pedestres”, afirmou. Ele também pediu que as crianças cuidem dos pais lembrando-os de colocar o cinto de segurança quando forem dirigir, de parar no semáforo e também de parar na faixa para o pedestre atravessar. “A criança aprende sem precisar ser multada, a intenção é educá-las para fazermos um trânsito melhor, preservando a vida, que é mais importante”, lembrou.
A palestra foi ministrada por Vanessa Muniz, psicóloga do trânsito e chefe do Setor de Fiscalização, e Fabiana Leme Grisolia, agente de trânsito, ambas da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura. As palestrantes falaram sobre assuntos como o trabalho dos agentes de trânsito, atravessar sempre na faixa de pedestres, uso do cinto de segurança e idade correta para que crianças andem no banco da frente. Elas também apresentaram algumas situações para estimular os alunos a identificarem situações de infrações no trânsito.
Além da palestra, também foi realizada uma apresentação musical das crianças do Núcleo Nova Vida de Limeira, entidade assistencial e educativa que dá suporte a crianças, adolescentes e familiares visando capacitá-las para o exercício da cidadania. Cerca de 20 crianças fizeram uma encenação conduzida pelo aluno Cauã Marques, que representou um radialista, e MC Nutella, que teve até protesto de semáforos que se sentem desrespeitados por motoristas. A apresentação culminou com a interpretação da música “A minha escolha faz a diferença”, composta pelos próprios alunos do projeto.