Com o objetivo de conscientizar os jovens e adolescentes sobre os malefícios causados pelo cigarro, a Câmara Municipal de Limeira realizou uma ação na escola estadual Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, nesta quarta-feira, 21 de agosto. Além de receber panfletos informativos, cerca de 400 alunos dos períodos vespertino e noturno também acompanharam uma palestra ministrada pela policial militar cabo Erika Costa Chinelato, da 1ª Companhia da Polícia Militar, representando o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
A ação realizada pela Escola Legislativa Paulo Freire faz parte da “Campanha 16 dias de ativismo no combate ao tabagismo na adolescência”, instituída pela Resolução 611/2015, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL), que também é presidente da comissão organizadora.
Ao abrir o evento, Lu Bogo ressaltou a importância de levar a temática aos jovens, por ser uma fase em que há muita curiosidade em experimentar o cigarro por ver pessoas próximas fumando.
Dados sobre o tabagismo foram apresentados durante o evento. A vereadora Lu Bogo contou aos alunos que mais de sete milhões de pessoas morrem por ano devido a doenças causadas pelo cigarro e que cerca de 900 mil pessoas morrem só de inalar a fumaça. E a cabo Érika informou que no Brasil são mais de 200 mil mortes por ano. “O uso do cigarro causa muitas doenças, não só para quem fuma, mas para quem está perto, por isso existe uma lei que proíbe fumar em lugares fechados. A cada cigarro que você compra, você está comprando uma doença à prestação”, contou a PM.
A palestrante também alertou os ouvintes sobre o uso do narguilé, uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado. Segundo ela, uma sessão de narguilé, que dura em média 20 minutos, equivale ao consumo de 100 cigarros de uma só vez. Ela alertou também sobre o perigo de contrair doenças. “Como o narguilé é usado em grupo, ainda tem o problema de doenças contagiosas, porque a pessoa coloca a boca na piteira, aspira e passa para o outro, se aquele amigo tiver alguma doença e aquele alguém que você conhece colocar a boca, compartilhou também a doença”.
A policial militar também falou da forma prejudicial como muitos jovens têm usado o narguilé, misturando outras substâncias. “Se a mistura com o carvão e com essência, produtos próprios para o narguilé, já prejudica, imaginem quando são misturados outros produtos ali dentro, vai potencializar o efeito daquele produto e prejudicar ainda mais o organismo”.
Para encerrar, Lu Bogo deixou uma mensagem aos jovens. “Espero que cada um de vocês levem essas informações para casa, às vezes tem os pais, um tio, um amigo, alguém que fuma, que vocês possam passar para eles um pouquinho do que vocês aprenderam hoje”.
Também participou do evento o representante do Projeto Sol, professor José Roberto Toledo. Além das palestras, também faz parte da campanha uma exposição sobre “Tabagismo na Adolescência”. A mostra está na Câmara Municipal, é aberta ao público e pode ser visitada até o dia 29 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18 horas.
Fazem parte da Comissão Organizadora da campanha “16 dias de ativismo no combate ao tabagismo na adolescência” a vereadora Lu Bogo, presidente, e os vereadores Jorge de Freitas (Patri), Zé da Mix (PSD), Dr. Rafael Camargo (MDB) e Nilton Santos (PRB).