Conscientizar jovens e adolescentes sobre os malefícios causados pelo cigarro. Esse é o objetivo da campanha “16 dias de ativismo no combate ao tabagismo na adolescência”, promovida pela Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, que teve início nessa quarta-feira, 14 de agosto, com a abertura de uma exposição no espaço Milton Ferrari, na Câmara.
A mostra foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC), e pela vereadora Lu Bogo (PL), presidente da comissão organizadora e autora da Resolução 611/2015, que institui a campanha anual. Também estiveram presentes os vereadores Estevão Nogueira (PRB), Clayton Silva (PSC) e Jorge de Freitas (Patri); os membros do Observatório Social, Bruno Sampaio Barros e Raul Soares Groppo; e servidores da Casa.
“É muito importante levar aos nossos adolescentes a conscientização sobre os riscos à saúde causados pelo cigarro”, disse o presidente, Lemão da Jeová Rafá. E a vereadora Lu Bogo ressaltou a necessidade de levar informações aos adolescentes e crianças, devido à vulnerabilidade desta fase. “Precisamos conscientizar principalmente as crianças e adolescentes, que tem aquele amiguinho que fuma e tem curiosidade de experimentar o fumo”.
A exposição está aberta à visitação pública do dia 14 ao dia 29 de agosto, das 8 às 18 horas, e pretende levar os adolescentes a refletir sobre a controvérsia do vício no tabaco com os ideais defendidos normalmente pelos jovens, como a liberdade, por exemplo. A Câmara fica na rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália.
Além da exposição, estão programadas ações em duas escolas estaduais de Limeira com palestras que serão ministradas com apoio dos cabos da Polícia Militar Erika e Romualdo, que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Além da vereadora Lu Bogo, fazem parte da comissão organizadora os vereadores Jorge de Freitas, Zé da Mix (PSD), Dr. Rafael Camargo (MDB) e Nilton Santos (PRB).